Tendência em Processos Seletivos

“Pessoas são contratadas pelo conhecimento e demitidas pelo comportamento.” Peter Drucker, pai da administração moderna.

 

Através de um trabalho de preparação para processo seletivo realizado com um cliente no meu escritório de Coaching, fui investigando a empresa contratante e como estavam sendo feitos os processos seletivos de lá. E adivinha? Técnicas de Coaching tem sido aplicadas em seleção de candidatos. Conversando com grupos de profissionais compostos por headhunters, coaches e gestores de Recursos Humanos essa tendência se confirmou.

Ao ser convidado para um processo seletivo, espera-se que o candidato tenha um nível de autoconhecimentosuficiente para saber falar bem e especificamente sobre si mesmo e apresentar características que sejam relevantes para que o recrutador possa avaliar o perfil do candidato.

Um dos indicativos da saúde de uma empresa é o chamado Turnover, termo técnico utilizado pelos Recursos Humanos das corporações e que significa rotatividade; em outras palavras é o giro de entradas e saídas de colaboradores numa empresa. Preocupados em diminuir esse índice ou em mantê-lo baixo, as empresas começaram a utilizar questionamentos muito utilizados em Processos de Coaching para conhecer com mais intensidade o candidato e poder avaliar com mais assertividade se ele tem potencial e maiores chances de “vestir a camisa da empresa”.

Contratações de novos profissionais podem ser um fator de alto impacto para uma organização.   O custo de uma nova contratação passa não somente pelo processo de seleção e contratação em si, mas também pelo processo e tempo necessários para ocorrer a integração e adaptação do profissional novo. Sem falar dos custos de demissão do antigo profissional. Com o tempo, os novos profissionais passam a ter domínio sobre o negócio da empresa, conhecendo e executando muito bem suas atividades contribuindo assim para uma produtividade e contribuição maior. Os custos aumentam se a empresa investe nele, desenvolvendo-o tecnicamente e/ou gerencialmente para a carreira dentro da empresa. Cada vez mais o conhecimento das particularidades do negócio e a experiência adquirida vão tornando este profissional mais valoroso para a corporação.

Após todo esse processo, caso haja o desligamento desse profissional que se tornou valioso, geralmente há um impacto que gera uma demanda de readaptação para quem fica. Se o profissional era uma peça-chave do jogo da empresa, o esforço para compensar ou suprir a falta deste profissional deve ser maior ainda. Daí se torna cada vez mais necessário acertar na hora de contratar na tentativa de selecionar o candidato que mais é atraente para a empresa e que irá contribuir para a diminuição da rotatividade mais adiante.

Não é novidade que Rhs tem estado cada vez mais atento não só as habilidades técnicas, mas também às habilidades sociais dos candidatos. E este por sua vez, deve apresentar um currículo adequado para o cargo em aberto e trazer em sua apresentação profissional uma bagagem de autoconhecimento, o que tem sido o diferencial para muitos candidatos.

Um dos grandes benefícios do Programa Carreira de Sucesso que criei em 2015 conduz o cliente a ter um olhar para dentro de si, permite aos profissionais saber exatamente quem são eles, quais são suas tendências comportamentais, o que poderia ser um problema para a atuação dele na empresa, o diferencial dele, e várias outras questões que só tornam conscientes quando há um olhar para si mesmo. Quando o candidato está preparado para responder a questões apresentadas durante uma entrevista ou apresentação, ele contribui para aumentar as chances dele ser contratado ou contribui para diminuir as chances da empresa o demitir no futuro caso ele não seja o profissional desejado. O candidato que se apresenta num processo seletivo com maior autoconhecimento sai na frente dos demais e ajuda o recrutador a fazer a seleção com maior potencial de sucesso.

Liderança e Alta Performance

Entre na minha lista de emails e receba conteúdos, novidades gratuitamente.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *