5 Sinais de que você precisa cuidar da sua inteligência emocional

Você já se perguntou porque algumas pessoas possuem tanto conhecimento, mas tem péssimos resultados na carreira? Ou porque algumas pessoas conseguem ser promovidas e se destacar mais do que outras mesmo tendo um nível de qualificação muito semelhante?

Daí eu te pergunto, você sabe o que é a inteligência emocional (IE)? A IE ou Quociente Emocional(QE) é um conjunto de habilidades que permite que possamos identificar, controlar e alterar as nossas emoções e também as emoções dos outros. Com maior QE, aumentam as chances de se obter resultados positivos, melhor performance na carreira e em outras áreas da sua vida. Esta teoria foi amplamente propagada pelo psicólogo americano Daniel Goleman.

De acordo com Goleman, o sucesso profissional depende muito do nível de Quociente Emocional, contrariando assim, a tese que se defendia sobre Quociente Intelectual(QI) ser o principal fator de sucesso.

Se pararmos para refletir, muitos profissionais deixam de conquistar patamares mais elevados por serem muito instáveis quando se trata de emoções. Ou pior ainda, são péssimos líderes e massacram os talentos da própria equipe por não saber controlar a própria emoção. A pesquisa realizada pela Consultoria Talent Smart, e apresentada na Revista Voce S/A em Agostode 2016 aponta que 90% dos profissionais mais bem avaliados têm um bom controle das suas emoções, o por outro lado, apenas 20% dos profissionais de baixo desempenho possuem essa habilidade.

Pessoas que lidam bem com as emoções, sabem trabalhar sob pressão, constroem e mantem os relacionamentos harmoniosos, resolvem conflitos mais facilmente e tomam decisões mais inteligentes. Prova disso, é a pesquisa realizada com 2.662 executivos de RH e publicada pela maior empresa de sites de empregos do mundo, a Carreer Builder, que mostra que 71%  valorizam mais a inteligência emocional, uma vez que o profissional emocionalmente equilibrado supera em 70% os profissionais de QI alto. Interessante isso! E ainda, a pesquisa mostra que 75% desses executivos se dizem mais propensos a valorizar o funcionário que lida melhor com as emoções.

Quando o profissional não possui a habilidade de gerir suas emoções, as consequências vem em forma de sentimento de frustação, de não reconhecimento,  desvalorização e inferioridade em relação aos colegas. Alguns passam a acreditar que a única solução para crescer na carreira é mudando de empresa e outros passam a ter dúvidas sobre a sua própria capacidade de crescimento.

Eu sei bem como agimos e pensamos quando estamos nessa situação. Eu cheguei ao extremo da minha frustração profissional, pois envolvia aspectos da minha carreira e conflitos com questões de ordem pessoal. Foi quando eu comecei a buscar recursos que me trouxessem respostas para eu sair da situação em que eu estava. Eu precisava fazer alguma coisa para começar a ter as rédeas da minha própria vida. Daí as coisas começaram a acontecer para que a minha mudança pessoal e meu crescimento profissional acontecessem e cá estou eu promovendo mudanças na vida das pessoas e me sentindo muito realizada.

Portanto, fique atento a 5 sinais que fortemente indicam que você precisa desenvolver Inteligência Emocional e conheça as dicas que eu sugiro para você combatê-los. São eles:

1 – Pensamentos negativos – Observe se você anda vendo somente o lado ruim de cada situação, o que te faz  reclamar de tudo ou de todos. Para lidar com isso, passe a buscar o lado bom das coisas, mesmo que pareça que a situação so é ruim, tire lições disso. Outra dica é obter o máximo do mínimo, extrair das coisas simples  a beleza da vida.

2 – Não sabe o que se sente – Você jamais estará isento de sentimentos negativos , entao é preciso estar atento aos sentimentos e saber definir exatamente quais sentimentos são esses. Dê nome a eles. Saiba dizer se é raiva, tristeza, revolta, preocupação, alegria,  admiração, espanto, euforia, etc. Entenda o que é para saber de de onde vem.

3 – Sentimentos ruins – Quando não se consegue o que se quer, quando os outros decidem sua vida por você, e quando so há uma enxurrada de notícias ruins ao nosso redor, é normal sentir-se triste, chateado, deprimido, desanimado, com raiva, angustiado, amendrontado. Se puder se afastar das energias negativas, faça-o já e busque fazer algo que te traga bem estar e satisfação. Recupere-se o mais rápido possível do impacto negativo para ter um olhar otimista e a mente livre para pensar em soluções.

4 – Arrependimentos – Muitas pessoas não controlam as emoções e muito menos os comportamentos gerados por elas. Daí se arrependem de ter dado um resposta mal pensada, de ter gritado com alguém, de tomar decisões que não tem volta. Portanto, segure a vontade de dar respostas carregadas de emoção e resista a tentação de agir sem antes antes pensar nas consequências.

5 – Desmotivado ao extremo – Como tem sido o momento em que você acorda todos os dias? Você tem metas a cumprir? Se sente animado para cumprir suas tarefas? Se a resposta for negativa, tente resgatar questões e projetos que são importantes na sua vida. Saber o que se quer, tem uma razão para lutar, reacende a motivação interna.

Muitos não conseguem sozinho, então, se esse é o seu caso,  pense na ideia de contratar um coach profissional para poder apoia-lo nesse desafio. A metodologia do Coaching tem apresentado ótimos resultados e tem sido uma aliada para quem busca desenvolvimento e quer ter uma carreira de sucesso.

Liderança e Alta Performance

Entre na minha lista de emails e receba conteúdos, novidades gratuitamente.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *