“NA HORA DA RAIVA” – 3 Passos para praticar Inteligência Emocional

Nós sabemos que Inteligência Emocional (IE) é uma característica de pessoas bem resolvidas, bem sucedidas, seguras e felizes. No artigo 5 Sinais de que você precisa cuidar da sua inteligência emocional, eu falei um pouco sobre a importância de se ter a IE bem desenvolvida. E cada vez mais, reafirmo essa teoria.

Nesta semana, encontrei com uma cliente que fez o programa de Coaching comigo e conversando sobre situações do cotidiano, ela me relatou que havia vivido uma experiência em que o Coaching foi fundamental para ela lidar com as emoções ruins e as atitudes consequentes delas.

Diante de uma situação de conflito, ela pensou em agir tomada pelo sentimento que o fato provocou nela. Esse comportamento é muito comum. Quem nunca se arrependeu de ter dito algo, ou de ter feito algo porque na “hora da raiva” (ou de outro sentimento negativo) a gente não pensa?

Pois bem, humanamente falando, essa é a tendência quando uma emoção muito forte vem à tona, sem inteligência emocional, agimos por impulso. Ou melhor, não agimos, mas reagimos no piloto automático. Por isso é importante aprender a controlar as emoções, uma das principais competências de quem tem alta Inteligência Emocional.

Vou te ensinar a Aplicar o Pensamento Consecutivo, que se trata de avaliar os custos e benefícios das suas escolhas. E porque isso é importante? Porque no momento em que você para, avalia e responde de forma consciente, você toma melhores decisões e além de evitar conflitos consigo ou com o próximo, você dá um passo a mais para a tranquilidade e equilíbrio.

O Coaching aumenta o nível de inteligência emocional dos coachees e foi isso que a minha cliente fez.

Como aplicar o Pensamento Consecutivo

Passo 1 – Faça uma pausa, no mínimo de 6 segundos.

Passo 2 – Avalie a situação em questão e pense no que você quer a curto e longo prazo. É o momento de refletir se suas ações sob o domínio desse sentimento vão te ajudar ou prejudicar.

Passo 3 – Escolha a melhor ação possível para o momento considerando a resposta da avaliação.

 

Não importa o contexto, seja profissional, com seus liderados ou com seus pares e superiores, ou ainda na sua vida pessoal, o ato de pensar a longo prazo e enxergar onde essa situação irá te levar, pode ser difícil no inicio, mas, quanto mais se pratica, mais fácil se torna. Portanto, você tem o poder de controlar você. O que você escolhe?

3 Comentários


    1. Excelente Ana Rita, a proposta é essa, aplicar imediatamente. Já pensou vivermos num mundo onde todos coloquem em prática a Inteligência Emocional?! Seria uma maravilha de mundo não é verdade?! Compartilhe nas suas redes sociais se você puder, por favor, assim propagamos essa ideia e fazemos do mundo um lugar mais pacífico de se viver.

      Responder

  1. Realmente este é o caminho Viviane … a raiva faz parte do nosso eu … mas precisamos controla-la … obrigado pelas dicas …

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *