Poder e Autoridade na Liderança

Você já parou para analisar como anda a sua capacidade de fazer as pessoas realizarem o que você quer? Tem enfrentado desafios com isso? Então leia esse artigo e compreenda como o poder e autoridade podem fazer diferença na sua gestão.

Foco, Planejamento e Ação

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente conteúdo para alavancar sua carreira!>

Quando falamos de seres humanos, construir relacionamentos é a ponte necessária para transitar pelas barreiras e dificuldades dos projetos, pelos desafios impostos pela concorrência e fazer com que as pessoas trabalhem coesas, engajadas e se mantenham  produtivas. O gestor que desenvolve a sua liderança é um especialista em construir e manter os relacionamentos sadios, pois ele tem a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente em prol do mesmo objetivo.

Todo líder de alto performance possui essa habilidade muito bem desenvolvida. O gestor que não adquire essa capacidade de influenciar pessoas, seguramente, podemos afirmar que ele ainda não é líder e apenas se preocupa com os processos e tarefas do dia a dia, deixando de lado a maravilhosa arte de construir relacionamentos.

Se você tem esbarrado com dificuldades na fina arte de lidar com pessoas, compreenda a diferença entre poder e autoridade e reflita sobre como tem sido a sua relação com a equipe, pares e superiores.

Max Weber, autor do livro A Teoria da Organização Econômica e Social, define o poder como a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa não o queira fazer, já a autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal.

O poder pode existir sem a autoridade, assim como a autoridade sem o poder. Observe líderes que são temidos pelas pessoas subordinadas a eles, exercem tanto imposição de suas ordens que a única opção que seus liderados enxergam é a obediência obtida pelo medo de consequências mais severas e radicais. Zero de autoridade. A relação líder x liderado é uma corda fina capaz de arrebentar a qualquer momento.

Agora a autoridade, essa impera com naturalidade no reino dos relacionamentos. Ela conquista a obediência pela conscientização, respeito e consideração. A autoridade pode ser exercida por qualquer pessoa que tenha um conjuntos de habilidades, não exige cargo ou status que lhe confira poder, e tem a ver com a sua identidade, caráter, princípios e como você influencia as pessoas a sua volta.

Que tal fazer um exercício agora para melhor abstrair esses conceitos. Pense na família, na escola, no trabalho e tente se lembrar de uma pessoa que, em qualquer fase da sua vida, exerceu poder ou tentou fazê-lo sobre você. E pense também naquela pessoa que você fazia questão de atender a seus pedidos apenas pela influência que ela exercia na sua vida. Como era a forma de falar de cada uma delas? Quais sentimentos elas despertavam em você? De 0 a 10, qual o seu grau de admiração por cada uma delas? E como você reagia com uma e com outra?

E agora, observe o seu relacionamento com seus liderados. Como tem sido  a sua forma de falar com eles? Observe o comportamento da sua equipe e fique atento a qual mensagem você tem transmitido a essas pessoas? 

Dizem que quando se é necessário recorrer ao poder é porque a sua autoridade não foi exercitada. Pense nisso!

Espero que este artigo tenha te ajudado e se você gostou, compartilhe e deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. Grande abraço!

Viviane Guerra – Master Coach

Foco, Planejamento e Ação

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente conteúdo para alavancar sua carreira!>

2 Comentários


  1. Ficou muito bom e pertinente o seu texto. É de fácil assimilação para aqueles que querem fazer a diferença em suas respectivas empresas

    Responder

  2. Texto muito bom! Cada dia mais o mundo nos exige competências para relacionar bem, conectar pessoas e produzir resultados. Assim, nada melhor do que nos preparar bem e estarmos atentos a todos e tudo o que nos rodeia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *